Como Preparar as Aves de Natal

O preparo das aves de Natal requer alguns cuidados especiais, mas se você seguir nossas dicas e receitas, o sucesso estará garantido. Faça a sua opção: peru, chester ou tender e comece já a preparar maravilhas.

Peru e Chester


Para temperar estas aves, prepare uma marinada e coloque a carne para absorver os aromas durante 24 horas. Retire da marinada e seque com papel absorvente. Reserve o líquido que sobrou da carne para regar enquanto estiver assando. Regue regularmente o assado com a marinada e com os sucos que se formam no fundo da assadeira. No caso do peru pincele manteiga durante o cozimento. Cubra a ave com papel-alumínio durante 1/3 do tempo de cozimento. Asse com o forno em temperatura média e no 1/3 final do cozimento, aumente a temperatura do forno para máxima de modo a dourar por igual. Neste momento, o ideal é trocar a ave para uma assadeira limpa e sem nenhum líquido. Se a ave estiver com recheio, asse por mais alguns minutos para ter certeza de que o recheio irá cozinhar corretamente.



Tempo de cozimento das aves:

O tempo indicado é proporcional ao tamanho da ave. Asse aproximadamente 40min por quilo. Não esqueça de levar em consideração fatores como o tipo de forno e a regulagem do termostato que podem levar mais ou menos tempo de cozimento. Você também pode conferir se a ave esta assada, espetando o peito com uma faca fina. Verifique a cor do líquido que irá escorrer. Se estiver transparente é porque a ave esta no ponto, ou use um termômetro especial para assados que é encontrado em casas especializadas em artigos de cozinha.

Para um molho saboroso:

Retire a ave da assadeira e reserve. Despeje o líquido da assadeira em uma jarra de vidro e aguarde 20 minutos para que a gordura suba à superfície. Elimine a gordura. Coloque novamente a assadeira sobre a chama do fogão e aqueça. Regue com vinho branco para deglaçar (retirar as partículas douradas). Deixe o vinho reduzir e adicione o molho reservado. Ferva por 10 minutos em fogo baixo. Se necessário, adicione um pouco de água ou caldo de frango. Misture um pouco de amido de milho com água fria e coloque no molho para que este engrosse. Coe transferindo para uma panela. Sirva com as fatias da ave.

Dica:

Se gostar, pincele o assado com mel no momento final do cozimento. Isto dará uma bela cor e um sabor levemente adocicado.

Tender



Para um tender saboroso, faça cortes rasos em forma de X do lado do couro. Espete um cravo-da-índia em cada cruzamento dos cortes. Coloque para marinar em suco de laranja por 12 horas. Escorra da marinada. Prepare uma mistura de melado de cana com o suco de laranja da marinada e pincele o tender regularmente durante o tempo em que estiver assando. Siga a técnica do peru, mantendo a carne coberta com papel-alumínio durante o primeiro 1/3 de forno. Use a mesma indicação de tempo utilizada para assar o peru, bem com as dicas para o molho.

Tender à Califórnia

Tradicionalmente é servido com frutas em calda tais como: abacaxi, pêssegos, figos e cerejas. As frutas são aquecidas no molho pouco antes de servir para que não fiquem muito moles e se desmanchem.



Fonte: Terra Culinária